DPVAT é Extinto: O Que Muda para Motoristas e Vítimas de Acidentes?

Revogação do seguro obrigatório gera incertezas no setor automotivo e na assistência às vítimas de trânsito no Brasil.

dpvat cp DPVAT é Extinto: O Que Muda para Motoristas e Vítimas de Acidentes?

&NewLine;<p>O <strong>Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre &lpar;DPVAT&rpar;<&sol;strong>&comma; uma das principais ferramentas de proteção para vítimas de acidentes de trânsito no Brasil&comma; foi oficialmente extinto&period;<&sol;p><div class&equals;"amp&lowbar;ad&lowbar;wrapper jnews&lowbar;amp&lowbar;inline&lowbar;content&lowbar;ads"><script async src&equals;"https&colon;&sol;&sol;pagead2&period;googlesyndication&period;com&sol;pagead&sol;js&sol;adsbygoogle&period;js&quest;client&equals;ca-pub-6543355671988753"&NewLine; crossorigin&equals;"anonymous"><&sol;script>&NewLine;<&excl;-- mitdriveclub-display -->&NewLine;<ins class&equals;"adsbygoogle"&NewLine; style&equals;"display&colon;block"&NewLine; data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753"&NewLine; data-ad-slot&equals;"5401942169"&NewLine; data-ad-format&equals;"auto"&NewLine; data-full-width-responsive&equals;"true"><&sol;ins>&NewLine;<script>&NewLine; &lpar;adsbygoogle &equals; window&period;adsbygoogle &vert;&vert; &lbrack;&rsqb;&rpar;&period;push&lpar;&lbrace;&rcub;&rpar;&semi;&NewLine;<&sol;script><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p> A decisão&comma; sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva&comma; coloca fim a uma política que&comma; mesmo em meio a controvérsias&comma; oferecia indenizações a milhares de brasileiros&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">A Trajetória do DPVAT&colon; De Criação à Extinção<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Criado em 1974&comma; o DPVAT tinha como propósito garantir suporte financeiro para vítimas de acidentes de trânsito&comma; cobrindo despesas médicas&comma; invalidez permanente e indenizações por morte&period; Contudo&comma; em 2019&comma; o seguro foi extinto durante o governo anterior&comma; e a cobertura passou a depender dos fundos existentes&comma; administrados pela Caixa Econômica Federal&comma; até se esgotarem em 2023&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Em maio de 2024&comma; o Congresso Nacional aprovou a recriação do seguro&comma; agora rebatizado de <strong>Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito &lpar;SPVAT&rpar;<&sol;strong>&period; A previsão era que sua cobrança começasse em janeiro de 2025&comma; com valores anuais estimados entre <strong>R&dollar; 50 e R&dollar; 60<&sol;strong> para proprietários de veículos&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>No entanto&comma; em dezembro de 2024&comma; o seguro foi novamente extinto&comma; desta vez como parte do pacote de contenção de gastos do governo federal&comma; sancionado pelo presidente Lula&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Por Que o DPVAT Foi Revogado&quest;<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A revogação do DPVAT foi incorporada ao projeto de lei complementar do ajuste fiscal como um mecanismo para facilitar a aprovação do pacote no Congresso Nacional&period; Governadores e parlamentares destacaram a dificuldade de implementar o seguro&comma; devido à falta de acordos para convênios estaduais&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Além disso&comma; críticas surgiram sobre o impacto financeiro do seguro para os motoristas e sua eficácia na assistência às vítimas&period; O custo estimado de R&dollar; 60 por ano por motorista gerou debates&comma; embora fosse significativamente inferior ao valor cobrado no passado&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Impactos da Extinção no Setor Automotivo<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A ausência do DPVAT cria uma lacuna na proteção às vítimas de trânsito&period; O seguro era uma garantia universal&comma; especialmente importante para motociclistas&comma; que representavam a maioria dos beneficiários&period; Sem o DPVAT&comma; as vítimas dependerão exclusivamente do <strong>Sistema Único de Saúde &lpar;SUS&rpar;<&sol;strong> para atendimento médico&comma; o que pode sobrecarregar ainda mais o sistema público&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Além disso&comma; motoristas que desejarem proteção adicional precisarão recorrer a seguros privados&comma; que possuem custos mais elevados e não oferecem a mesma abrangência de cobertura que o DPVAT&period;<&sol;p>&NewLine;

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