O setor automotivo elétrico brasileiro acaba de ganhar mais um capítulo promissor — e, desta vez, com o selo dos Correios. A estatal recebeu uma unidade do BYD Dolphin Mini Cargo, versão adaptada do hatch elétrico compacto da marca chinesa, para testar sua eficiência em entregas urbanas na cidade de Guarulhos (SP).
O período de testes será de 90 dias, e os resultados devem determinar se o modelo será adotado em maior escala na frota da empresa. A iniciativa une duas frentes em expansão no Brasil: a eletrificação da mobilidade e a busca por soluções logísticas mais sustentáveis e econômicas. E, com a entrada da BYD nessa equação, o projeto ganha robustez.
Dolphin Mini Cargo: compacto por fora, funcional por dentro
Embora mantenha o mesmo visual externo do Dolphin Mini tradicional — modelo que já é conhecido pela proposta urbana e acessível —, a versão Cargo traz alterações importantes voltadas para o uso comercial. A principal delas é a remoção dos bancos traseiros, o que ampliou o compartimento de carga para 2.100 litros (ou 2,1 m³), contra apenas 230 litros da versão original.
Esse novo volume permite transportar até 280 kg de carga útil, atendendo com folga às demandas típicas de distribuição de encomendas em zonas urbanas. Para reforçar a vocação comercial, os vidros traseiros foram cobertos com adesivos opacos, como acontece em furgões e vans voltadas à logística.
Apesar das mudanças no interior, a BYD optou por manter a motorização e os demais elementos mecânicos intactos. O motor elétrico dianteiro continua entregando 75 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, com uma autonomia de 280 km medida pelo Inmetro, suficiente para um dia inteiro de entregas sem a necessidade de recarga intermediária.
Um passo à frente na eletrificação da logística
Para a BYD, a adaptação do Dolphin Mini para uso comercial faz parte de uma estratégia maior. Segundo a empresa, o modelo representa um movimento de democratização da mobilidade elétrica no setor logístico, atendendo uma demanda crescente por soluções de baixo custo operacional e emissão zero. Em nota oficial, a montadora destacou que o novo carro contribui para consolidar sua liderança em transporte limpo, expandindo o portfólio para além do transporte de passageiros.
Aliás, a empresa já possui forte presença no segmento de ônibus elétricos no Brasil, e agora mira também o transporte leve de cargas — um setor estratégico diante da urbanização acelerada e do aumento expressivo das compras online.



