As motos custom têm um apelo especial entre os motociclistas brasileiros. Com visual retrô, postura de pilotagem relaxada e pegada mais emocional do que esportiva, essas máquinas despertam um senso de liberdade único. Em março de 2025, a preferência do consumidor ficou clara: a Royal Enfield segue reinando absoluta no segmento, colocando seis modelos entre os dez mais vendidos do mês no país, de acordo com os dados de emplacamento da Fenabrave.
Aliás, não é exagero dizer que o gosto do brasileiro por motos de estilo clássico encontrou na marca indiana o seu maior representante — especialmente com a ascensão meteórica da Hunter 350, que já se consolidou como a custom mais vendida do Brasil.
Royal Enfield Hunter 350
Com design minimalista, porte compacto e uma proposta urbana de entrada, a Hunter 350 é atualmente o carro-chefe da Royal Enfield. Lançada por aqui em 2023, a moto soma vendas expressivas e, em março de 2025, liderou o segmento custom com 683 unidades emplacadas.
Equipada com motor monocilíndrico de 349 cm³, a Hunter entrega 20,2 cv a 6.100 rpm e 2,75 kgfm de torque a 4.000 rpm. É uma moto que aposta na simplicidade, no conforto e na facilidade de condução para conquistar motociclistas iniciantes ou aqueles que querem uma companheira ágil para o uso diário com estilo.
Shotgun 650
A grande novidade do mês ficou com a Shotgun 650, recém-lançada pela Royal. Mesmo em fase de pré-venda, com apenas 500 unidades no primeiro lote, o modelo cravou 497 unidades vendidas, garantindo o segundo lugar no ranking.
A proposta aqui é diferente: a Shotgun traz o consagrado bicilíndrico de 648 cm³, com 47 cv e 5,4 kgfm de torque, além de um visual musculoso e acabamento de pegada moderna. O modelo se posiciona como um elo entre o estilo retrô e a customização urbana, com design ousado e foco em performance urbana e rodoviária.
Super Meteor 650, Classic 350 e Meteor 350
Fechando o pelotão da marca indiana estão outras três veteranas que ajudam a consolidar o domínio da Royal Enfield no mercado nacional. A Super Meteor 650, com suas linhas robustas e conforto superior, alcançou 306 unidades emplacadas, mantendo o fôlego no segmento premium.
Já a Classic 350 (296 unidades) e a Meteor 350 (276 unidades) continuam como opções sólidas para quem busca tradição visual e ciclística equilibrada. Ambas usam o mesmo conjunto mecânico da Hunter, mas com propostas distintas: a Classic aposta na nostalgia visual, enquanto a Meteor traz ergonomia touring e foco em trechos mais longos.
Haojue Master Ride 150
O modelo mais acessível da lista, a Master Ride 150, representa a entrada da Haojue no segmento custom. Custando a partir de R$ 16.118, a moto é equipada com motor de 149 cm³, que entrega 12,1 cv a 8.000 rpm e 1,16 kgfm de torque.
Com visual inspirado nas cruisers maiores, a proposta da Master Ride é trazer o estilo custom para um público que busca economia e facilidade de manutenção.
Triumph Scrambler 400X
Mesmo com forte apelo trail, a Scrambler 400X da Triumph também marcou presença na lista. Embora nem todos a classifiquem como uma custom tradicional, o visual retrô e o guidão largo contribuíram para que ela fosse contabilizada entre os modelos do segmento.
Com 198 unidades vendidas, o modelo se apoia em um motor de 398 cm³, que gera 40 cv a 8.000 rpm e 3,8 kgfm a 6.500 rpm — potência suficiente para quem deseja uma moto de visual clássico, mas com alma de crossover.
Kawasaki Eliminator 500
Fechando a lista, a Eliminator 500, da Kawasaki, aparece com 66 unidades vendidas em março. Apesar do volume mais modesto, o modelo chama atenção por combinar um visual custom moderno com desempenho animado.
Seu motor bicilíndrico de 451 cm³ entrega 51 cv a 10.000 rpm e 4,3 kgfm a 7.500 rpm, características que a tornam uma excelente opção para quem busca mais potência e uma tocada esportiva, mas sem abrir mão do estilo.