Em um cenário onde o preço da gasolina no Brasil gira em torno de R$ 6,33, a eficiência de combustível se torna um fator cada vez mais relevante — ao menos para a maioria dos motoristas.
Entretanto, no universo dos superesportivos e SUVs de altíssimo desempenho, o consumo é um aspecto muitas vezes relegado em prol de algo maior: potência brutal e experiências de direção sem igual. E é exatamente esse o perfil dos modelos que lideram a lista dos carros com pior consumo de combustível no Brasil em 2025.
Ferrari Purosangue
Liderando o ranking está a exuberante Ferrari Purosangue, o primeiro SUV da marca italiana. Com um motor V12 aspirado de 6,5 litros, que entrega impressionantes 725 cv de potência e 73,1 kgfm de torque, o modelo oferece acelerações de tirar o fôlego.

No entanto, essa performance cobra seu preço: o consumo registrado pelo Inmetro é de apenas 4,1 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada. Além disso, o consumo energético é de 4,88 MJ/km, o mais alto entre todos os veículos vendidos oficialmente no Brasil. Com preço inicial em torno de R$ 7,4 milhões, o Purosangue é um símbolo máximo de exclusividade — e de extravagância no posto de combustível.
Mercedes-AMG G63
O Mercedes-Benz AMG G63 ocupa a segunda posição. Ícone de robustez e luxo, o utilitário é equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, que gera 585 cv e 86,7 kgfm de torque. Mesmo com tanta força bruta, o G63 apresenta números pouco animadores para quem se preocupa com o consumo: 5,4 km/l na cidade e 5,2 km/l na estrada.

O consumo energético registrado é de 3,95 MJ/km. Custa a partir de R$ 1,989 milhão, sendo mais comum nas ruas de bairros nobres do que em trilhas off-road para as quais foi originalmente projetado.
Lamborghini Urus Performante
Entre os SUVs de luxo, o Lamborghini Urus Performante figura como o terceiro veículo com pior consumo do país. Com seu V8 4.0 biturbo de impressionantes 666 cv e 86,7 kgfm, o modelo é capaz de combinar versatilidade de uso com acelerações dignas de superesportivos.

No entanto, o consumo acompanha a exuberância: 5,4 km/l em ciclo urbano e 6,9 km/l na estrada, além de um consumo energético de 3,77 MJ/km. O preço do modelo ultrapassa os R$ 4,3 milhões no mercado nacional.
Porsche 911 GT3 RS
O icônico Porsche 911 GT3 RS ocupa o quarto lugar, reafirmando a máxima de que performance extrema quase sempre significa alto consumo. Com motor 4.0 boxer de seis cilindros, gerando 525 cv e 47,4 kgfm de torque, o esportivo crava 5,4 km/l na cidade e 6,9 km/l na estrada em seu consumo oficial.

O consumo energético é de 3,76 MJ/km, e o preço ultrapassa a marca dos R$ 3,77 milhões. Desenvolvido para entregar emoção pura em pistas e estradas, a eficiência energética, nesse caso, fica em segundo plano.
Porsche 718 Cayman GT4 RS
Fechando o top 5 está o ágil Porsche 718 Cayman GT4 RS. O modelo, que carrega o mesmo motor 4.0 boxer — aqui ajustado para 500 cv e 45,9 kgfm —, entrega uma experiência de direção extremamente precisa, mas também exige visitas constantes aos postos.

O consumo é de 5,6 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada, enquanto o consumo energético é de 3,62 MJ/km. Seu preço inicial parte de R$ 535 mil, posicionando-o como o “mais acessível” entre os campeões de gasto.