Pouco mais de uma década após sua estreia no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix acaba de bater um marco que poucos modelos nacionais conseguiram: 3 milhões de unidades produzidas. O feito foi registrado na planta da GM em Gravataí (RS), onde o modelo é fabricado desde seu lançamento em 2012. Com isso, o Onix se consagra como o veículo mais fabricado da história da Chevrolet no Brasil, ultrapassando lendas da marca como o Corsa, Celta e Chevette.
O número impressiona, mas é apenas um reflexo de uma trajetória construída com consistência. Desde sua chegada, o Onix soube capturar a atenção do consumidor brasileiro, unindo design contemporâneo, economia de combustível e um pacote tecnológico que, ao longo dos anos, tornou-se referência no segmento de compactos.
Um marco que supera o Corsa e muda o ranking da GM
Até então, o posto de modelo mais fabricado da Chevrolet era ocupado pelo Corsa, com 2,9 milhões de unidades. A linha, que teve diferentes gerações entre as décadas de 1990 e 2000, agora cede espaço ao hatch moderno que reformulou a proposta de carro compacto no Brasil. Em seguida no ranking estão o Celta (2,1 milhões), o Chevette (1,4 milhão) e a S10 (1,3 milhão) — esta última ainda em produção, mas em um nicho completamente diferente.
O Onix chega a este patamar num momento estratégico: a linha 2026 do modelo foi recentemente lançada, com atualizações pontuais no acabamento, itens de série e sistema multimídia. Mesmo sem mudanças radicais no design ou motorização, a atualização reforça a aposta da GM na longevidade do modelo.
O papel das versões automáticas no crescimento
Um dos fatores que mais contribuíram para o sucesso recente do Onix foi a expansão das versões com câmbio automático, que hoje representam uma parcela expressiva da produção. A preferência por transmissões automáticas triplicou nos últimos anos, e o Onix acompanhou essa tendência com opções eficientes, tanto no hatch quanto no sedã Onix Plus.
Aliás, essa movimentação reflete uma mudança no perfil do consumidor brasileiro, que busca mais conforto e praticidade, especialmente nas grandes cidades. O modelo se adaptou bem, mantendo seu motor 1.0 turbo como referência em consumo e desempenho dentro do segmento de entrada premium.
Gravataí: o berço do Onix e centro estratégico da GM
A fábrica de Gravataí se tornou sinônimo da presença da Chevrolet no Brasil. Inaugurada no início dos anos 2000, a planta ganhou novo fôlego com a chegada do Onix, e desde então, passou por diversas atualizações para suportar o aumento da demanda e a modernização das linhas de montagem.
Atualmente, a unidade gaúcha é responsável pela fabricação de duas versões do Onix (hatch e sedã), que são distribuídas para o mercado interno e também exportadas para países da América do Sul. Além do Onix, a Chevrolet mantém produção local de outros cinco modelos: Tracker, Spin, Montana, S10 e Trailblazer. Já o restante do portfólio — como Silverado, Equinox, Blazer EV e os futuros Spark EUV e Captiva EV — é composto por veículos importados.