Quando a Mercedes-Benz revelou a 600.000ª unidade do Classe G, o momento não foi apenas simbólico. Foi o reflexo de uma trajetória singular, iniciada em 1979, que soube preservar o espírito original do modelo e, ao mesmo tempo, se reinventar para continuar relevante. A unidade comemorativa é um G580 elétrico, com pintura preta Obsidian metálica e produção na clássica fábrica de Graz, na Áustria — berço exclusivo do G desde seu nascimento.
A escolha por um modelo totalmente elétrico como símbolo dessa marca histórica não é casual. O Classe G 580 EQ representa o equilíbrio entre tradição e inovação, uma evolução que não rompe com o passado, mas o respeita em cada linha da carroceria e em cada solução técnica preservada.
Crescimento acelerado e sucesso global
A escalada do Classe G nas linhas de produção impressiona. Se foram necessários quase quatro décadas para alcançar 400 mil unidades, os últimos 100 mil exemplares foram fabricados em pouco mais de dois anos. Esse avanço exponencial revela o novo apelo do modelo, que antes era visto como um jipe de nicho, mas hoje é um símbolo de luxo, status e desempenho.
Mesmo com modelos consagrados como Classe S e Classe E no portfólio da marca, é o G que se tornou objeto de desejo mundial. Seu visual quadrado, as portas que fecham com um som metálico inconfundível e o porte imponente fazem dele um carro que atravessa gerações sem perder sua identidade.
O segredo do sucesso: personalização sem limites
Uma das grandes razões por trás do sucesso do Mercedes-Benz Classe G está na experiência de personalização oferecida pela montadora. Mais de 90% dos compradores escolhem ao menos um item do programa Manufaktur, que transforma cada unidade em uma obra exclusiva. Pinturas personalizadas, acabamentos internos feitos à mão e detalhes artesanais tornam cada veículo um reflexo da personalidade do dono.
Atualmente, a cartela de cores oferecida já ultrapassa a marca de 20 mil tonalidades diferentes, permitindo combinações únicas. Em média, cada G-Wagen sai da fábrica com três modificações customizadas — um luxo que o consumidor do Classe G exige e a marca sabe entregar.
Design que desafia tendências e tecnologia de ponta
Se há algo que não mudou em mais de quatro décadas é o design quadrado e musculoso do Classe G. Enquanto SUVs em geral buscam linhas aerodinâmicas, o G segue imponente e fiel às suas origens — com chassi sob longarinas, caixa de redução e três bloqueios de diferencial. O modelo ainda é, de fato, um off-road de verdade, mesmo que hoje esteja recheado com conforto de carro executivo: bancos massageadores, central multimídia de última geração e acabamento refinado.
Essa combinação rara entre robustez mecânica e refinamento interior é um dos diferenciais mais valorizados. Por fora, ele continua sendo o “bruto raiz”. Por dentro, um ambiente de luxo silencioso e tecnológico, agora ainda mais evidente com a chegada da versão elétrica.
Classe G no Brasil
Por aqui, o Classe G é vendido apenas na versão AMG G 63 Manufaktur, equipada com um poderoso V8 biturbo e todos os caprichos possíveis. O preço parte de R$ 2.146.900, mas pode ultrapassar os R$ 2,5 milhões com os itens de personalização. E mesmo com esse valor astronômico, a fila de espera é longa — há colecionadores e celebridades disputando cada nova unidade importada.



