MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Classe A sai de cena: Mercedes-Benz abandona de vez o segmento de hatches

Após quase três décadas de história, modelo será descontinuado globalmente como parte da nova estratégia da marca alemã. Caminho da eletrificação e preferência por SUVs selam o fim do hatch compacto.

Gerson Campos by Gerson Campos
22 de março de 2025
in Noticias
Mercedes Classe A e A Sedan 1 Classe A sai de cena: Mercedes-Benz abandona de vez o segmento de hatches

O ciclo do Mercedes-Benz Classe A está prestes a se encerrar. Após 27 anos de mercado, o hatch compacto que marcou gerações deixará de ser produzido em um movimento estratégico da marca para se adaptar a uma nova realidade: um mundo onde o espaço dos hatches diminui e os SUVs, sedãs estilosos e elétricos ganham protagonismo.

A decisão de descontinuar o modelo, que teve quatro gerações e evoluiu de minivan urbana a hatch premium, está ligada a um redesenho do portfólio global da montadora alemã. A empresa já havia sinalizado sua intenção de reduzir o número de modelos de entrada, concentrando esforços em carros com maior apelo comercial em mercados como China e Estados Unidos — onde o formato hatch nunca teve grande aceitação.

De minivan futurista a hatch sofisticado

Quando chegou ao mercado europeu em 1997, o Classe A causou impacto. Com visual ousado, proporções compactas e uma proposta urbana e prática, ele inaugurou uma nova categoria para a marca, até então focada em sedãs de luxo. O modelo se destacou pela engenharia diferenciada, com chassi em dois níveis (conceito “sandwich floor”), pensado para absorver melhor impactos e proteger os ocupantes.

classe a 1 e1690492878192 Classe A sai de cena: Mercedes-Benz abandona de vez o segmento de hatches

Nas duas primeiras gerações, o Classe A manteve esse estilo mais alto e estreito, quase uma minivan. Mas foi a partir de 2012, já na terceira geração, que ele se transformou em um hatchback médio com pegada esportiva, mirando diretamente nos rivais Audi A3 e BMW Série 1. Essa mudança aproximou o Classe A da linguagem visual mais agressiva da Mercedes e conquistou um público mais jovem, algo que a marca sempre buscou.

Publicidade

Foi essa geração que marcou o retorno do Classe A ao Brasil, agora importado e posicionado como uma opção de entrada para quem queria o prestígio da estrela de três pontas sem partir direto para um sedã grande. O modelo chegou a ter bom desempenho nas vendas e ajudou a construir a imagem de um Mercedes mais acessível e conectado ao design contemporâneo.

Veja Também

Audi A6 e-tron Sportback chega ao Brasil com visual futurista, 445 km de autonomia e preço de R$ 650 mil

Volvo B320R: Curitiba aposta na renovação da frota com tecnologia e eficiência

Toyota Anuncia nova motorização a Gasolina com Até 600 cv

Fim de linha em nome da eficiência

O que leva um modelo de sucesso como o Classe A a sair de linha? A resposta está na reestruturação que a Mercedes-Benz vem promovendo para tornar sua operação mais eficiente, enxuta e voltada ao futuro da mobilidade.

A marca decidiu reduzir de sete para quatro os modelos considerados de entrada. Nesse novo cenário, sobrevivem apenas o CLA (nas versões sedã e shooting brake), os SUVs GLA e GLB, além de um novo utilitário compacto que está sendo desenvolvido com inspiração direta no Classe G, focando em um visual mais aventureiro.

Publicidade

Nesse novo plano de produto, o Classe A — tanto o hatch quanto o sedã — perde espaço por não atender mais à expectativa de escala global. Como a aceitação do formato hatch é limitada fora da Europa, a marca optou por abrir mão do modelo e concentrar investimentos em projetos mais alinhados ao gosto internacional e ao avanço da eletrificação.

Transformações no mercado e foco em lucratividade

A indústria automotiva vive uma das maiores transformações da sua história recente. O crescimento de SUVs em todas as faixas de preço, a corrida pelos carros elétricos e a exigência por plataformas mais flexíveis e eficientes obrigam as montadoras a fazer escolhas — e deixar o Classe A para trás faz parte disso.

Mercedes Classe A e A Sedan 6 Classe A sai de cena: Mercedes-Benz abandona de vez o segmento de hatches

O consumidor mudou. Modelos mais altos, com visual robusto e maior versatilidade dominaram o gosto popular. Além disso, o custo de desenvolvimento de novos veículos se tornou mais alto com as exigências de segurança, conectividade e emissões. E, como o Classe A não gerava o mesmo retorno financeiro de SUVs compactos, mesmo mantendo boa reputação, o fim do modelo foi uma decisão estratégica.

Publicidade

O legado do Classe A

Mesmo fora do catálogo em breve, o Classe A deixa um legado relevante na trajetória da Mercedes-Benz. Foi o modelo que aproximou a marca de novos públicos, experimentou linguagens diferentes de design e mostrou que era possível oferecer luxo e sofisticação em um formato compacto.

O hatch também foi pioneiro ao propor tecnologias de segurança e soluções de arquitetura em um carro urbano. Sua presença no Brasil, principalmente entre os anos 2000 e 2010, reforçou a marca no imaginário popular e criou uma base de fãs fiéis. Ainda hoje, exemplares das primeiras gerações são vistos nas ruas, prova de sua durabilidade e apelo atemporal.

Agora, com a marca alemã mirando em um futuro eletrificado, digital e focado em SUVs, o Classe A se despede de forma discreta, mas com o reconhecimento de ter sido um divisor de águas. Ele pavimentou o caminho para os compactos premium e, com sua saída, marca o fim de uma era onde o hatch de luxo ainda tinha protagonismo.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

suzuki jimny capa CEO da HPE Automotores diz que  Suzuki Jimny está em risco no Brasil por regras de emissões.
Noticias

CEO da HPE Automotores diz que  Suzuki Jimny está em risco no Brasil por regras de emissões.

14 de novembro de 2024
gmw herval h6 1 Novo GWM Haval H6: SUV Inovador com Preço Competitivo na China
Noticias

Novo GWM Haval H6: SUV Inovador com Preço Competitivo na China

21 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
Fiat 768x401 1 Fiat destaca versatilidade de suas picapes com campanha inovadora e presença extraterrestre
Noticias

Fiat destaca versatilidade de suas picapes com campanha inovadora e presença extraterrestre

17 de outubro de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.