MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

Modelo compacto lidera recuperação da marca no velho continente, enquanto desempenho nos Estados Unidos preocupa a Stellantis

Gerson Campos by Gerson Campos
1 de agosto de 2025
in Noticias
alfa Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

Em 2025, a Alfa Romeo vive uma realidade dividida entre dois continentes. Enquanto celebra um crescimento expressivo de 33,3% nas vendas na Europa, impulsionado principalmente pelo sucesso do novo SUV Junior, a marca enfrenta uma retração preocupante nos Estados Unidos, onde o desempenho caiu drasticamente ao longo do primeiro semestre. A situação escancara o contraste entre estratégias acertadas no velho continente e desafios não superados no competitivo mercado norte-americano.

De janeiro a junho, foram 33.116 unidades vendidas na Europa, segundo dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), o que representa um salto importante para uma marca que, há poucos anos, lutava para sobreviver em um mercado dominado por gigantes alemães.

alfa romeo 33 stradale Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

A aposta em SUVs acessíveis, como o Junior — desenvolvido sobre a plataforma modular usada por Peugeot 2008, Opel Mokka, Jeep Avenger e Fiat 600 —, mostrou-se certeira ao ampliar a base de clientes e otimizar os custos de produção. A mesma base também dá origem a modelos de nicho, como o exclusivo 33 Stradale, demonstrando a importância da escala compartilhada para a sustentabilidade da marca.

Publicidade

Na contramão desse bom momento europeu, os dados da Stellantis revelam que as vendas da Alfa Romeo nos EUA caíram 34% no mesmo período. Modelos como o Giulia, o Stelvio e o mais recente Tonale apresentaram quedas de 32%, 40% e 28%, respectivamente. Somados, esses três veículos responderam por apenas 3.164 unidades vendidas no país — número que, por si só, representa quase dez vezes menos do que o total comercializado na Europa.

A explicação para esse desempenho desigual vai além de números. Enquanto a Europa recebeu o Junior — um SUV compacto alinhado ao gosto e ao poder de compra local —, o modelo ainda não foi lançado nos EUA, onde a Alfa depende exclusivamente de veículos com proposta mais premium. Em um cenário de concorrência acirrada, isso limita significativamente o apelo da marca em solo americano, que hoje disputa espaço com opções mais consolidadas no segmento.

Veja Também

Celeiro revela tesouro automotivo com mais de 200 carros clássicos prestes a serem leiloados

Novo Uno à Vista? Fiat Grande Panda Surge em Versão de Entrada na Itália

Volkswagen Revoluciona Estratégia e Investe Pesado em Motores a Combustão

foto alfa romeo 33 stradale 2023 Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

Vale destacar que o avanço da Alfa Romeo na Europa, embora positivo, ainda está muito distante dos volumes registrados pelas líderes de mercado. No mesmo período em que a italiana vendeu pouco mais de 33 mil unidades, a BMW emplacou mais de 406 mil, seguida pela Mercedes-Benz (335 mil) e pela Audi (328 mil). Até mesmo a japonesa Lexus superou a Alfa, com mais de 40 mil unidades e um crescimento de 11,4%.

Publicidade

Ainda assim, a performance da Alfa é vista como um sinal de vitalidade — especialmente se comparada a marcas como a Maserati, que segue com volumes ainda mais modestos. O renascimento parcial da Alfa também reacende o interesse por possíveis novos esportivos. Segundo o chefe de marketing da marca, Cristiano Fiorio, o retorno de nomes icônicos como 8C e GTV ainda é incerto, mas pode ser viabilizado caso os SUVs continuem sustentando financeiramente o portfólio.

Enquanto isso, a Alfa Romeo prepara a segunda geração do Giulia, prevista para o próximo ano. O modelo tradicionalmente conhecido como sedã vai incorporar elementos de SUV cupê, adotando uma linha mais dinâmica para manter sua relevância em um mercado cada vez mais voltado para utilitários. A ideia é que o novo Giulia não substitua o Stelvio, mas crie uma proposta intermediária entre esportividade e versatilidade — conceito já visto em modelos como Peugeot 408, Citroën C5 X e DS 8.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

ford
Noticias

Nova Versão da Ford Ranger “Quase Revelada” nas Redes Sociais para 2025

30 de julho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
Pioneer lanca multimidia com foco no motorista brasileiro Divulgacao 2 Multimídia Pioneer DMH-145BR traz recursos inteligentes para o dia a dia urbano
Noticias

Multimídia Pioneer DMH-145BR traz recursos inteligentes para o dia a dia urbano

30 de junho de 2025
cinto ia Novo Volvo EX60 trará cinto com IA que aprende com cada trajeto
Noticias

Novo Volvo EX60 trará cinto com IA que aprende com cada trajeto

27 de julho de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editora CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.