MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

Modelo compacto lidera recuperação da marca no velho continente, enquanto desempenho nos Estados Unidos preocupa a Stellantis

Gerson Campos by Gerson Campos
1 de agosto de 2025
in Noticias
alfa Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

Em 2025, a Alfa Romeo vive uma realidade dividida entre dois continentes. Enquanto celebra um crescimento expressivo de 33,3% nas vendas na Europa, impulsionado principalmente pelo sucesso do novo SUV Junior, a marca enfrenta uma retração preocupante nos Estados Unidos, onde o desempenho caiu drasticamente ao longo do primeiro semestre. A situação escancara o contraste entre estratégias acertadas no velho continente e desafios não superados no competitivo mercado norte-americano.

De janeiro a junho, foram 33.116 unidades vendidas na Europa, segundo dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), o que representa um salto importante para uma marca que, há poucos anos, lutava para sobreviver em um mercado dominado por gigantes alemães.

alfa romeo 33 stradale Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

A aposta em SUVs acessíveis, como o Junior — desenvolvido sobre a plataforma modular usada por Peugeot 2008, Opel Mokka, Jeep Avenger e Fiat 600 —, mostrou-se certeira ao ampliar a base de clientes e otimizar os custos de produção. A mesma base também dá origem a modelos de nicho, como o exclusivo 33 Stradale, demonstrando a importância da escala compartilhada para a sustentabilidade da marca.

Publicidade

Na contramão desse bom momento europeu, os dados da Stellantis revelam que as vendas da Alfa Romeo nos EUA caíram 34% no mesmo período. Modelos como o Giulia, o Stelvio e o mais recente Tonale apresentaram quedas de 32%, 40% e 28%, respectivamente. Somados, esses três veículos responderam por apenas 3.164 unidades vendidas no país — número que, por si só, representa quase dez vezes menos do que o total comercializado na Europa.

A explicação para esse desempenho desigual vai além de números. Enquanto a Europa recebeu o Junior — um SUV compacto alinhado ao gosto e ao poder de compra local —, o modelo ainda não foi lançado nos EUA, onde a Alfa depende exclusivamente de veículos com proposta mais premium. Em um cenário de concorrência acirrada, isso limita significativamente o apelo da marca em solo americano, que hoje disputa espaço com opções mais consolidadas no segmento.

Veja Também

Galvão Bueno pode ser a nova voz da Fórmula 1 na Band em 2025

As motos mais vendidas do Brasil em 2025: domínio da Honda e a surpreendente ascensão da Mottu Sport 110i

Brad Pitt acelera McLaren MCL60 e mergulha no universo da Fórmula 1

foto alfa romeo 33 stradale 2023 Alfa Romeo vira o jogo na Europa com o Junior, mas amarga forte queda nos EUA

Vale destacar que o avanço da Alfa Romeo na Europa, embora positivo, ainda está muito distante dos volumes registrados pelas líderes de mercado. No mesmo período em que a italiana vendeu pouco mais de 33 mil unidades, a BMW emplacou mais de 406 mil, seguida pela Mercedes-Benz (335 mil) e pela Audi (328 mil). Até mesmo a japonesa Lexus superou a Alfa, com mais de 40 mil unidades e um crescimento de 11,4%.

Publicidade

Ainda assim, a performance da Alfa é vista como um sinal de vitalidade — especialmente se comparada a marcas como a Maserati, que segue com volumes ainda mais modestos. O renascimento parcial da Alfa também reacende o interesse por possíveis novos esportivos. Segundo o chefe de marketing da marca, Cristiano Fiorio, o retorno de nomes icônicos como 8C e GTV ainda é incerto, mas pode ser viabilizado caso os SUVs continuem sustentando financeiramente o portfólio.

Enquanto isso, a Alfa Romeo prepara a segunda geração do Giulia, prevista para o próximo ano. O modelo tradicionalmente conhecido como sedã vai incorporar elementos de SUV cupê, adotando uma linha mais dinâmica para manter sua relevância em um mercado cada vez mais voltado para utilitários. A ideia é que o novo Giulia não substitua o Stelvio, mas crie uma proposta intermediária entre esportividade e versatilidade — conceito já visto em modelos como Peugeot 408, Citroën C5 X e DS 8.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

BMW infratores br 101 970x550 1 "Não era o BRAIA": Dono de BMW tenta fazer gracinha e quase bate em caminhão na saída de pedágio,
Noticias

“Não era o BRAIA”: Dono de BMW tenta fazer gracinha e quase bate em caminhão na saída de pedágio,

6 de fevereiro de 2025
carro com start stop
Noticias

Adeus ao start-stop? Tecnologia pode ser banida nos EUA após críticas da EPA

19 de maio de 2025
motor 1 O domínio dos motores 1.0 turbo: A revolução silenciosa que conquistou o Brasil
Noticias

O domínio dos motores 1.0 turbo: A revolução silenciosa que conquistou o Brasil

14 de outubro de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editora CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.