Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Problemas de homologação atrasam lançamento da Neta no Brasil e levam concessionários a desistirem

A marca chinesa enfrenta dificuldades burocráticas, causando frustração entre concessionários e adiando a estreia de seus carros elétricos no país.

by MIT DRIVE CLUB
21 de outubro de 2024
in Noticias
neta x

A Neta, marca chinesa de veículos elétricos, estava pronta para causar um grande impacto no mercado brasileiro com a exibição de sua linha no Festival Interlagos.

Entretanto, os planos de lançamento foram interrompidos por problemas de homologação e entraves burocráticos, o que levou muitos concessionários a desistirem da parceria. A marca já havia importado 338 veículos que aguardam liberação no porto, mas o adiamento trouxe incertezas para o futuro da operação no Brasil.

Homologação e entraves burocráticos

De acordo com informações fornecidas ao Auto+ pela própria Neta, os problemas enfrentados na homologação de seus veículos, em especial os modelos Neta Aya e Neta X, têm sido o principal obstáculo para o início das vendas. Além disso, questões burocráticas locais também atrasaram o processo, fazendo com que a marca perdesse o timing para iniciar suas operações.

Veja Também

Uber e Chevrolet lançam campanha com descontos, taxa zero e cashback para motoristas que optarem pelo carro elétrico Spark EUV no Brasil.

Citroën divulga a primeira imagem oficial do Citroen Basalt, seu novo SUV cupê; confira!

Mototáxi em São Paulo: Justiça Anula Proibição e Reacende Debate Sobre Mobilidade

neta x 4 Problemas de homologação atrasam lançamento da Neta no Brasil e levam concessionários a desistirem

Atualmente, os veículos estão no Brasil, mas aguardam o desembaraço para serem comercializados. Com a meta de importar mil carros até o final do ano, a marca se viu diante de uma situação delicada com seus parceiros comerciais. A Neta informou que planeja ter 30 concessionárias até o final deste ano e aumentar para 70 em 2025.

neta x 3 jpg Problemas de homologação atrasam lançamento da Neta no Brasil e levam concessionários a desistirem

No entanto, o clima entre os revendedores não é dos mais otimistas, já que muitos cancelaram seus contratos devido aos constantes adiamentos. Essa desistência afeta diretamente a capacidade da Neta de se estabelecer com força no mercado brasileiro, que já começa a questionar o futuro da marca.

Publicidade

Estoque de peças e suporte técnico

Outro ponto que gerou tensão entre os concessionários foi o planejamento do estoque de peças de reposição. A Neta afirmou ao que já possui 30 mil componentes em processo de desembaraço e que só começará as operações quando atingir um estoque de 75 mil peças. No entanto, a prática proposta pela marca de retirar componentes de veículos no pátio, caso algum item de reposição esteja em falta, foi vista com maus olhos por parte dos concessionários.

neta x 3 Problemas de homologação atrasam lançamento da Neta no Brasil e levam concessionários a desistirem

Embora a Neta alegue que essa é uma prática comum na indústria, muitos revendedores não consideram essa abordagem adequada para garantir a confiabilidade no atendimento pós-venda. Além disso, o contrato de concessão, que estabelece que os concessionários assumam a responsabilidade pelos reparos em caso de desistência da marca do mercado brasileiro, foi outro fator decisivo para que muitos desistissem da parceria. O cenário atual, marcado por incertezas, tornou a relação entre a marca e seus concessionários ainda mais complicada.

Publicidade

Novos planos e expectativas

Após os adiamentos, a Neta redefiniu seu cronograma no Brasil. De acordo com comunicado antecipado enviado ao Auto+, a pré-venda dos modelos Neta Aya e Neta X está programada para novembro, com o início oficial das vendas marcado para dezembro. No entanto, esse plano poderá ser alterado novamente, dependendo da conclusão dos processos burocráticos e homologatórios.

Publicidade

Se os obstáculos não forem superados até o final deste ano, há uma grande possibilidade de que a operação só comece efetivamente em 2025, trazendo mais incertezas ao futuro da marca no Brasil. A expectativa da Neta é que, até lá, os problemas sejam resolvidos e as vendas possam ocorrer conforme o cronograma planejado.

Modelos e preços

O mercado brasileiro receberá inicialmente dois modelos da Neta: o Neta Aya, um hatch elétrico com preço inicial de R$ 124.900, e o Neta X, um SUV elétrico com valor a partir de R$ 194.900. Ambos os modelos fazem parte da estratégia da marca de introduzir veículos totalmente elétricos e de alta tecnologia. Futuramente, a Neta lançará os modelos Neta L e Neta GT, previstos para 2025, expandindo sua linha de produtos no Brasil.

Publicidade

Apesar das dificuldades, a Neta continua otimista em relação ao seu sucesso no mercado brasileiro, apostando na tendência de crescimento da mobilidade elétrica no país. Contudo, terá de reconquistar a confiança dos concessionários e se adaptar às particularidades do mercado brasileiro para garantir uma entrada bem-sucedida.

ShareTweetPin

Veja Também

SUV Citroen C3 Aircross 9 SUV Citroën C3 Aircross fica até R$ 24,2 mil mais barato em agosto
Noticias

SUV Citroën C3 Aircross fica até R$ 24,2 mil mais barato em agosto

8 de agosto de 2025
fiat toro ultra completa portfolio da picape de goiana 891d800dcd01f24d31e3c3f1a0d13e72 Tensão nas Picapes: Fiat Toro e Toyota Hilux no Topo, mas Ranger Surpreende e Avanços da RAM Rampage Marcam
Noticias

Tensão nas Picapes: Fiat Toro e Toyota Hilux no Topo, mas Ranger Surpreende e Avanços da RAM Rampage Marcam

17 de setembro de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
Divulgação
Noticias

Montadoras aceleram produção de híbridos e elétricos no Brasil diante de novos desafios

26 de setembro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.