MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Peugeot Partner é Descontinuada na Argentina após Críticas Severas do Latin NCAP

Multivan foi alvo de reprovação em testes de colisão e sua retirada do mercado é vista como "decisão tardia" pela entidade de segurança.

Gerson Campos by Gerson Campos
5 de setembro de 2024
in Noticias
peugeot partner

A Peugeot Partner, modelo icônico que esteve presente no mercado latino por 26 anos, teve sua produção oficialmente encerrada na Argentina. Enquanto a versão furgão continuará disponível por algum tempo, as variantes de passageiros saem definitivamente de cena, marcando o fim de uma trajetória com muitos altos e baixos. A decisão, que afeta diretamente o setor automotivo na América Latina, chega após o modelo ser duramente criticado por sua falta de recursos de segurança em testes realizados pelo Latin NCAP.

Produzida na fábrica de El Palomar, a Partner Patagônica se destacava por seu design robusto e proposta aventureira, remetendo à versão Escapade que fez sucesso no Brasil. Contudo, o cenário de segurança do modelo foi o grande divisor de águas. Segundo o Latin NCAP, a Partner oferecia riscos significativos aos seus ocupantes, especialmente em colisões frontais, e sua retirada das linhas de produção já era solicitada pela entidade há anos.

Motorização e Versões Disponíveis

A Peugeot Partner estava disponível em duas configurações de motorização. A primeira opção contava com um motor 1.6 a gasolina que entregava 115 cv de potência, associado a um câmbio manual de cinco marchas. A segunda versão, movida a diesel, tinha 92 cv, também acoplada a uma transmissão manual.

Publicidade

Ambas as motorizações ofereciam desempenho suficiente para o uso urbano, mas o grande problema era a defasagem tecnológica do modelo, especialmente no que diz respeito a sistemas de segurança ativa e passiva. Com o fim da Partner, a Stellantis, grupo que controla a Peugeot, planeja concentrar esforços em outros modelos como o Peugeot 208 e o SUV 2008, veículos com maior apelo tecnológico e melhor desempenho em avaliações de segurança.

A Polêmica Envolvendo o Latin NCAP

A retirada da Peugeot Partner foi celebrada pelo Latin NCAP, que já havia alertado a montadora sobre os perigos do modelo no ano passado. Em testes comparativos, a versão fabricada na Argentina foi colocada frente a frente com sua contraparte europeia, e os resultados não foram nada animadores. Enquanto o modelo vendido na Europa apresentou uma estrutura mais resistente e melhores índices de segurança, a versão latina ficou muito abaixo do esperado, representando risco de morte para todos os ocupantes em uma colisão grave.

Veja Também

Volkswagen Enfrenta Possível Fechamento de Fábricas na Alemanha em Meio à Crise Financeira

Paraná Sanciona Isenção de IPVA para Motos de Até 170cc a Partir de 2025

Recarregue seu elétrico sem tirar o celular do bolso: BYD lança AutoCarga no Brasil

peugeot partner patagonica Peugeot Partner é Descontinuada na Argentina após Críticas Severas do Latin NCAP

O Latin NCAP classificou a decisão como tardia, ressaltando que a Partner já estava no mercado há quase três décadas sem atualizações significativas em termos de segurança. “A Stellantis demorou muito para encerrar a produção deste modelo, que vinha sendo oferecido ao público sem recursos básicos de segurança”, afirmou a entidade em nota ao portal Motor1 Argentina.

Publicidade

O Futuro da Stellantis na América Latina

A saída da Peugeot Partner abre caminho para que a Stellantis reforce seu portfólio com modelos mais modernos e alinhados às demandas do mercado atual. Além do 208 e do 2008, a fabricante também está investindo na renovação de outros veículos da gama Citroën e Fiat, com foco em sustentabilidade e maior integração de tecnologias voltadas à segurança.

Enquanto o mercado de utilitários está em constante transformação, a retirada de modelos desatualizados é vista como um passo natural para a indústria automotiva. Além disso, a crescente preocupação com a segurança veicular e o aumento das exigências regulatórias pressionam as montadoras a oferecerem veículos mais seguros e tecnológicos.

Publicidade

A Fim de Uma Era

Com o fim da produção da Peugeot Partner na Argentina, encerra-se um ciclo para a multivan que, apesar de seu estilo aventureiro e robustez, ficou defasada em um mercado cada vez mais competitivo. A decisão da Stellantis de seguir com a produção do modelo apenas na versão furgão reflete a demanda ainda existente por veículos utilitários, mas também evidencia a necessidade de constantes atualizações tecnológicas e de segurança.

Para o consumidor, o adeus à Partner pode ser um alívio, especialmente considerando os resultados alarmantes dos testes de colisão. A tendência agora é que a montadora foque em veículos mais modernos, seguros e capazes de atender às crescentes exigências do público e das entidades reguladoras.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

bmw s 1000 rr 2025 1 28042025 63886 960 720 BMW S 1000 RR 2025: esportiva de 210 cv começa a ser produzida no Brasil com foco total em performance
Noticias

BMW S 1000 RR 2025: esportiva de 210 cv começa a ser produzida no Brasil com foco total em performance

29 de abril de 2025
gac GAC Motor inaugura centro de distribuição de peças no Brasil e anuncia investimentos bilionários
Noticias

GAC Motor inaugura centro de distribuição de peças no Brasil e anuncia investimentos bilionários

15 de fevereiro de 2025
horse
Noticias

HORSE firma acordo histórico com Lecar para impulsionar o primeiro carro híbrido brasileiro

17 de setembro de 2024 - Updated on 22 de setembro de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.