A Stellantis acaba de colocar em marcha mais um capítulo da estratégia de ampliação da linha Ram no Brasil. A nova Ram Dakota 2026, picape que resgata um nome conhecido da marca nos Estados Unidos, já está em produção na fábrica de Córdoba, na Argentina, e será lançada oficialmente no mercado brasileiro até 2026.
Com motor 2.2 turbodiesel e porte de médio porte, o modelo promete disputar espaço diretamente com Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier — mas com uma proposta diferente de todas elas.
Produção confirmada na Argentina com motor da Rampage
A Dakota será equipada com o já conhecido motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, mesmo conjunto mecânico que impulsiona modelos como a Rampage, Fiat Toro e Jeep Commander. O câmbio será sempre automático de oito ou nove marchas, e a tração deve variar conforme a versão, incluindo opções com tração integral.
A fabricação do modelo faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões da Stellantis na unidade argentina, consolidando a estratégia de tornar Córdoba um polo de produção de picapes para o Mercosul.
Dimensões generosas e proposta robusta
Apesar de compartilhar a plataforma com a Fiat Titano, que também é vendida no Brasil, a Dakota terá um visual exclusivo e mais agressivo. Na dianteira, os faróis afilados com duas faixas de LED são integrados a uma grade frontal robusta, que segue o estilo imponente da marca. Na traseira, as lanternas redesenhadas em LED e a tampa da caçamba com o nome RAM em alto-relevo completam a identidade visual.
A ficha técnica preliminar aponta dimensões similares às da Titano: 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. A caçamba terá 1.314 litros de capacidade e a picape poderá carregar até 1.040 kg — números respeitáveis para o segmento.
Interior refinado e tecnologia embarcada
Por dentro, a Dakota reforça o posicionamento premium da Ram mesmo entre as médias. A cabine terá acabamento semelhante ao da Changan Hunter, picape chinesa que compartilha a mesma base estrutural. Assim como na Fiat Titano, o layout do painel será horizontalizado, com destaque para dois grandes displays de 12 polegadas: um para a central multimídia e outro para o quadro de instrumentos digital.
Entre os principais itens de conforto e tecnologia, estão o console central elevado com seletor de marchas giratório, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, bancos de couro e saídas de ar horizontais para o banco traseiro. O acabamento segue a proposta de entregar uma experiência mais sofisticada ao motorista, mesmo em uma picape de uso misto.
Posicionamento de mercado e expectativa de preço
Com foco em uma faixa de mercado ainda pouco explorada, a Ram aposta que a Dakota ocupará um espaço intermediário entre as picapes médias tradicionais e as mais compactas, como a Rampage. A ideia é repetir o sucesso da Rampage, que encontrou uma lacuna estratégica ao ser posicionada acima das picapes monobloco e abaixo das médias clássicas.
A expectativa é que a Ram Dakota 2026 chegue ao Brasil com preços a partir de R$ 270 mil, valor que a colocaria frente a frente com versões intermediárias da Hilux e da Ranger, mas com um pacote mais completo de equipamentos e refinamento.



