Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

Com quatro motores, quase 3.000 cv e sistema aerodinâmico inteligente, o hiperesportivo chinês entra para a história

by MIT DRIVE CLUB
23 de setembro de 2025
in Noticias
byd496 Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

Enquanto muitas marcas ainda trabalham para tornar seus elétricos mais eficientes no dia a dia, a BYD acaba de redefinir o conceito de hiperesportivo elétrico com o lançamento do Yangwang U9 Xtreme — modelo que entrou para a história como o carro de produção mais rápido do mundo, atingindo 496,2 km/h em testes na Alemanha.

Mais do que um feito técnico, o recorde representa um divisor de águas no mercado automotivo global, consolidando o avanço chinês em tecnologia de performance.

Uma máquina de quase 3.000 cavalos

Por trás do recorde, há um conjunto mecânico tão ousado quanto inovador. O U9 Xtreme — ou U9X, como foi apelidado — utiliza quatro motores elétricos independentes, que somam incríveis 2.978 cv de potência. Para comparação, o Bugatti Chiron Super Sport, superado no ranking, entrega 1.600 cv. Com essa configuração, o modelo chinês não apenas acelera como uma bala, mas também entrega respostas instantâneas e controle milimétrico nas curvas.

Veja Também

Carros chineses inundam portos brasileiros e pressionam a logística de importação de peças

BYD firma parceria com o Grupo Barigui, o maior grupo multimarca de Curitiba

O Red Bull Showrun transformou Curitiba em um palco de alta velocidade. Confira vídeo e fotos!

byd yangwang u9 1 frente diagonal Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

A arquitetura elétrica do carro também foi aprimorada. Enquanto o U9 “comum” já impressiona com seu sistema de 800 volts, o U9X adota uma plataforma de 1.200 volts, aumentando ainda mais a eficiência energética e o desempenho dinâmico. A alimentação é feita por baterias Blade de alta densidade, marca registrada da BYD, e que garantem potência consistente mesmo em regimes extremos.

O teste que desbancou a Bugatti

O recorde foi cravado no circuito oval de Papenburg, no norte da Alemanha, com retas longas e curvas inclinadas a até 49,7° — condições ideais para testar o limite de supercarros. Foi lá que o piloto alemão Marc Basseng, experiente em provas de resistência, levou o U9X à sua velocidade máxima registrada de 496,2 km/h.

Segundo Basseng, o hipercarro chinês ainda tinha fôlego para mais. Ele revelou que apenas tirou o pé do acelerador por precaução, acreditando que, sob outras condições, seria possível ultrapassar os 500 km/h.

Estabilidade em alta velocidade e curvas

Engana-se quem pensa que o U9X foi projetado apenas para andar em linha reta. Durante testes em Nürburgring, uma das pistas mais desafiadoras do mundo, o modelo cravou uma volta com tempo impressionante: 6 minutos e 59 segundos, entrando para o seleto grupo de carros abaixo dos 7 minutos no traçado alemão.

byd yangwang u9 4 cabine Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

Esse desempenho não seria possível sem o sofisticado sistema de vetorização de torque, que distribui a força dos motores de forma independente em cada roda. A tecnologia oferece mais tração nas curvas, reduz derrapagens e melhora a estabilidade em acelerações violentas.

Publicidade

Além disso, a suspensão inteligente do U9X é capaz de aplicar pressão ativa bidirecional, ajustando o equilíbrio do carro em curvas agudas e frenagens intensas. Em situações extremas, esse sistema consegue até “fazer o carro saltar” brevemente para melhorar a distribuição de peso.

Design funcional e aerodinâmica ativa

Visualmente agressivo, o Yangwang U9X incorpora um design afiado e funcional. Cada elemento da carroceria em fibra de carbono tem função aerodinâmica, buscando reduzir o arrasto em alta velocidade. O peso total do conjunto é de 2.480 kg, valor relativamente elevado, mas justificado pelo conjunto de baterias e tecnologia embarcada.

O hipercarro ainda calça rodas de 20 polegadas com pneus semi-slick, otimizados para aderência máxima em pistas secas. E, diferente de outros modelos da BYD, o U9X abandona a tradicional tela giratória da central multimídia, adotando um painel vertical minimalista, pensado para focar na pilotagem.

Exclusividade absoluta

A BYD confirmou que apenas 30 unidades do Yangwang U9 Xtreme serão produzidas para o mercado global. Trata-se de uma edição limitadíssima, voltada para colecionadores e entusiastas de supercarros de altíssima performance. O preço ainda não foi oficialmente divulgado, mas estima-se que ultrapasse os 230 mil euros cobrados pela versão “convencional” do U9 — o que, em conversão direta, supera R$ 1,4 milhão.

ShareTweetPin

Veja Também

govy aircab carro eletrico voador da gac 1 GAC inicia pré-venda do AirCab, seu carro voador elétrico para dois passageiros
Noticias

GAC inicia pré-venda do AirCab, seu carro voador elétrico para dois passageiros

17 de junho de 2025
uber fgts 1 Projeto de Lei propõe uso do FGTS para compra de veículos por motoristas de aplicativo
Noticias

Projeto de Lei propõe uso do FGTS para compra de veículos por motoristas de aplicativo

13 de novembro de 2024
nomes de montadoras japonesa estranha
Noticias

Omoda 5 e Omoda 7 híbridos chegam ao Brasil

5 de agosto de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.