MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Antigos

Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional

O sedã que marcou uma geração ainda conquista admiradores com seu estilo europeu e alma brasileira

Gerson Campos by Gerson Campos
19 de julho de 2025
in Antigos
assets task 01k0hx76dcftg8t7qysvt1z9b4 1752947958 img 0 Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional

Quando se fala em carros clássicos nacionais que uniram ousadia, requinte e uma dose de engenharia conjunta improvável, o nome Ford Versailles sempre aparece.

Lançado no início da década de 1990, o modelo não apenas representou uma nova tentativa da Ford de dominar o segmento dos sedãs médios como também simbolizou o ápice de uma das parcerias mais curiosas da indústria automotiva brasileira: a Autolatina, união entre Ford e Volkswagen.

O nascimento de um projeto ousado

A ideia de compartilhar plataformas entre duas gigantes do setor automobilístico parecia ousada, mas virou realidade no fim dos anos 80. A Ford, com dificuldades em competir com os rivais em tecnologia e volume, e a Volkswagen, buscando expandir sua atuação, deram origem à joint venture Autolatina. Dessa união, nasceu o Versailles: um sedã médio desenvolvido sobre a base do Volkswagen Santana, mas com uma roupagem pensada para transmitir o refinamento esperado de um Ford.

assets task 01k0hwyeref6yr22sjbrkfgkm2 1752947676 img 0 Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional

A primeira versão chegou às ruas em 1991, com design redesenhado na dianteira e na traseira, que lhe conferia uma identidade visual própria. Mesmo sendo “irmão” do Santana, o Versailles se diferenciava com faróis mais afilados, grade dianteira horizontalizada e lanternas traseiras exclusivas. O capô liso e as rodas com acabamento mais sóbrio completavam a estética de um sedã voltado ao consumidor mais conservador, mas exigente.

Destaques do design e acabamento

Um dos trunfos do Versailles era justamente seu visual mais requintado. Na época, ele brigava diretamente com modelos como Chevrolet Monza e Fiat Tempra, ambos bastante populares entre executivos e famílias de classe média alta.

Veja Também

Gol GTi 1989: o esportivo nacional que revolucionou a injeção eletrônica no Brasil

Fiat Punto: Prós e contras de um clássico nacional

Honda ST 70: a mini-moto que marcou época e cabia no porta-malas dos clássicos

SnapInsta.to 150157873 769108867319850 8717209727695455151 n Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional

O Versailles apostava em um perfil mais europeu, com linhas retas, proporções equilibradas e um interior que buscava entregar conforto e elegância.

Publicidade

A cabine contava com materiais bem acabados, volante anatômico e painel de instrumentos com boa legibilidade. Os bancos, em veludo ou couro (nas versões mais completas), ofereciam apoio adequado, enquanto o espaço interno era digno de um sedã médio.

SnapInsta.to 149848937 1185972831835440 6901908954714905996 n Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional

A ergonomia também foi bem pensada para a época, com comandos ao alcance das mãos e detalhes como o console central elevado e os difusores de ar bem posicionados.

Motorização e desempenho

Sob o capô, o Ford Versailles foi oferecido com duas opções de motorização durante sua trajetória. A principal era o confiável motor 1.8 e 2.0 AP, ambos de origem Volkswagen. Esses propulsores já eram bem conhecidos pelo mercado e entregavam um equilíbrio entre desempenho e manutenção acessível. O motor 2.0 com injeção multiponto, disponível nas versões mais equipadas, entregava cerca de 116 cv, o que era respeitável para um sedã nacional da época.

Publicidade

As transmissões podiam ser manual de cinco marchas ou, em algumas versões, automática de quatro velocidades — uma raridade entre os sedãs brasileiros naquele período. Esse conjunto mecânico era robusto, confiável e fácil de manter, o que contribuiu para a boa aceitação do Versailles entre motoristas que buscavam um carro durável para uso urbano e rodoviário.

Versões, equipamentos e evolução

O Versailles foi lançado inicialmente nas versões GL, GLX e mais tarde a top de linha Ghia, que oferecia um pacote bastante completo para o início da década de 1990. Entre os itens de série e opcionais estavam vidros e travas elétricas, ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores elétricos, freios a disco nas quatro rodas e até teto solar, um luxo na época.

assets task 01k0hwd9jeeqmvnvm6v92h3a01 1752947025 img 0 Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional

Além disso, a Ford investiu na produção de uma variante mais curta com duas portas (basicamente voltada ao sul do país) e também na versão Royale, que nada mais era do que a perua derivada do Versailles, com amplo espaço no porta-malas e apelo familiar.

Popularidade e fim da linha

Mesmo não sendo um campeão de vendas, o Versailles teve seu público fiel. Seu maior mérito foi entregar sofisticação sem exageros e uma experiência de direção mais tranquila e confortável. Em comparação com os concorrentes, o sedã da Ford se destacava pelo visual refinado e pelo bom comportamento dinâmico na estrada, além do consumo comedido.

Publicidade

Com o fim da Autolatina em 1996, o Versailles deixou de ser produzido, encerrando uma curta, porém relevante trajetória no mercado brasileiro. Ele foi substituído pelo Ford Mondeo, modelo de origem europeia que inaugurava uma nova fase da marca no país.

Como o Versailles é visto hoje?

Atualmente, o Ford Versailles é considerado um clássico da década de 90, especialmente entre colecionadores e entusiastas de sedãs nacionais. Seu estilo sóbrio, mecânica resistente e história singular o tornaram um modelo querido nos encontros de carros antigos.

Com manutenção acessível, peças disponíveis e uma legião de fãs, o Versailles encontrou seu espaço entre os veículos que marcaram época — um verdadeiro símbolo de um tempo em que parcerias improváveis resultaram em modelos surpreendentes.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

ford corcel bino
Antigos

Ford Corcel Bino: Uma Lenda Nacional com Potência em Dobro

10 de julho de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
audi s4 avant capa O Audi S4 Avant de Ayrton Senna: Uma Lenda no Volante e na Garagem
Antigos

O Audi S4 Avant de Ayrton Senna: Uma Lenda no Volante e na Garagem

4 de julho de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
Gol tsi
Antigos

Volkswagen Gol TSi: Por Que Não Fez o meso Sucesso do modelo GTS?

28 de maio de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.