A Alpine, tradicional marca esportiva do grupo Renault, acaba de dar um passo importante em sua transição rumo ao universo da eletrificação de alta performance.
O novo Alpine A390, um fastback elétrico com desenho elegante e vocação esportiva, surge como uma resposta direta a nomes consagrados como Porsche Macan, Tesla Model Y, Cupra Tavascan e Kia EV6. A promessa? Entregar desempenho empolgante, design marcante e comportamento dinâmico de carro de pista — tudo isso em um modelo familiar de cinco lugares.
Design escultural com DNA esportivo
Visualmente, o A390 mantém fidelidade ao conceito apresentado em 2023, combinando proporções musculosas com um toque refinado de aerodinâmica funcional. A silhueta de fastback reforça sua proposta arrojada, enquanto os detalhes como as maçanetas embutidas, o friso lateral contínuo e o para-brisa inclinado contribuem para a fluidez do conjunto. Na traseira, lanternas envolventes acompanham um porta-malas generoso de 532 litros, número que coloca o modelo em pé de igualdade com seus principais concorrentes alemães.

As mudanças do conceito para o modelo final foram sutis, como a adoção de faróis integrados ao para-choque e o novo logotipo em preto. Já as rodas mantêm o desenho marcante com toques minimalistas, e as portas traseiras escondem suas maçanetas na coluna C — detalhe que reforça a proposta limpa e futurista do visual.
Potência elétrica em dois níveis: GT e GTS
Sob o capô — ou melhor, sob o assoalho — o Alpine A390 abriga uma arquitetura elétrica baseada na plataforma AmpR Medium, a mesma usada em modelos como o Nissan Ariya. Serão oferecidas duas versões principais: GT, com 400 cv e torque de 66,3 kgfm, e GTS, com impressionantes 470 cv e 82,4 kgfm. Esta última promete acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, superando até mesmo o desempenho de um Macan 4S.

Ambas as configurações utilizam três motores elétricos, com um na dianteira e dois no eixo traseiro, o que permite vetorização de torque ativa — uma tecnologia que ajusta a força nas rodas traseiras em tempo real para maximizar a aderência e estabilidade. A tração é integral e a distribuição de peso quase perfeita (49:51), contribuindo para uma dinâmica apurada mesmo com os mais de 2.100 kg de peso.
Bateria robusta e recarga inteligente
Todos os modelos do A390 serão equipados com uma bateria de 89 kWh, capaz de entregar autonomia de até 549 km segundo o ciclo WLTP. No quesito recarga, o fastback conta com carregamento rápido de até 190 kW em corrente contínua, o que permite recuperar de 15% a 80% da carga em menos de 25 minutos.
Além disso, a recarga em corrente alternada estará disponível com potências de 11 kW trifásico (padrão) ou 22 kW (opcional). A tecnologia bidirecional também estará presente, permitindo que o carro envie energia de volta para a rede ou abasteça outros equipamentos.
Interior com foco no condutor e na performance
Por dentro, o Alpine A390 aposta em uma cabine envolvente e tecnológica. O destaque vai para as duas telas inclinadas em direção ao motorista, integradas a um sistema multimídia baseado no Android Automotive, com comandos intuitivos e funções como Google Maps e telemetria avançada. Este último traz dados como forças G, velocidade em tempo real e outros parâmetros de performance, inspirados no pequeno hot hatch A290.

O volante hexagonal, inspirado na Fórmula 1, inclui o botão “OVR” para ultrapassagens com potência extra e um seletor para ajustar o nível de regeneração de frenagem. Já os bancos concha da Sabelt, com revestimento em couro Nappa, são de série na versão GTS.
A experiência de condução é enriquecida com o sistema “Alpine Drive Sound”, que oferece trilhas sonoras exclusivas — sem simulações artificiais de ronco ou trocas de marcha, uma decisão consciente da marca para manter a autenticidade da condução elétrica.
Preço competitivo e ambição premium
A Alpine já confirmou que o A390 será posicionado como o único SUV esportivo 100% elétrico abaixo de 100.000 libras no Reino Unido. Os preços ainda não foram oficializados, mas a expectativa é que a versão GT custe cerca de £60.000 (R$ 390 mil), enquanto a GTS deverá partir de £70.000 (R$ 455 mil).