MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Nissan anuncia corte de 20 mil empregos e fechamento de fábricas para tentar reverter crise global

Montadora japonesa revela plano estratégico agressivo para recuperar rentabilidade até 2026, enquanto tenta equilibrar produção global e preservar mercados-chave

Gerson Campos by Gerson Campos
13 de maio de 2025
in Noticias
fabrica nissan

Em um movimento drástico, mas necessário para conter o agravamento de sua crise financeira, a Nissan Motor Company anunciou, nesta semana, um plano global de reestruturação que inclui a demissão de 20 mil funcionários, o fechamento de sete unidades fabris e uma ampla simplificação de seus processos de produção e fornecimento de peças.

Intitulado de Re:Nissan, o plano tem como metas principais alcançar lucro operacional e fluxo de caixa positivo até o final do ano fiscal de 2026, além de economizar o equivalente a R$ 19 bilhões frente aos números atuais.

Um alerta vermelho no balanço

A montadora japonesa vive uma fase particularmente delicada. Apenas no primeiro trimestre fiscal, foi registrado um prejuízo operacional de 200 bilhões de ienes (cerca de R$ 7,9 bilhões). A profundidade dessa perda acendeu um sinal de alerta global e acelerou decisões que já vinham sendo cogitadas internamente desde o ano passado.

A proposta da reestruturação inclui a redução de 70% na complexidade de peças utilizadas nos veículos — o que significa não apenas menos variabilidade nas linhas de montagem, mas também um enxugamento das parcerias com fornecedores e uma revisão profunda dos modelos oferecidos em cada região.

Publicidade

Mercados estratégicos e os “customizados”

Segundo o comunicado oficial, a Nissan vai focar seus esforços em seis mercados considerados estratégicos: Estados Unidos, Japão, China, Europa, Oriente Médio e México. Esses países continuarão sendo centrais na produção e vendas globais da empresa. Para os demais — classificados como “mercados customizados” —, haverá estratégias específicas de acordo com o desempenho e o potencial local.

Veja Também

FH Camuflado 35: Caminhoneiro transforma Volvo em ícone sobre rodas e conquista milhões nas redes sociais

Quer trabalhar na BYD? Veja como conseguir uma vaga na nova fábrica de Camaçari com contratação imediata

Exportações para os EUA em pausa: Audi, VW e Land Rover reagem às novas tarifas com suspensão de remessas

E é exatamente nesse grupo que o Brasil pode estar inserido. Embora não tenha sido citado explicitamente como um dos mercados principais, o país aparece indiretamente no plano, especialmente após a decisão da marca de fechar a unidade de produção da Argentina em março deste ano. Como consequência, a picape Frontier, antes fabricada por lá, passará a vir do México — reforçando o status do país norte-americano como um dos polos globais mais importantes para a montadora.

Publicidade

Brasil ainda tem peso — mas por quanto tempo?

Apesar das incertezas sobre seu futuro no plano global da empresa, o Brasil continua tendo uma presença industrial relevante. No mês passado, a Nissan iniciou a produção da nova geração do Kicks na fábrica de Resende (RJ). O modelo é peça-chave no ciclo de investimento da marca na América Latina, que soma R$ 2,8 bilhões até 2025.

A nova plataforma V, que já sustentava o Kicks de primeira geração (rebatizado por aqui como Kicks Play), será usada também em um SUV inédito prometido para o mercado nacional até março de 2026 — data que coincide com o encerramento do atual plano fiscal japonês. A produção nacional, portanto, segue em operação com um projeto vigente, mas sem garantias expressas para o longo prazo.

A depender da rentabilidade da unidade brasileira nos próximos trimestres, o país pode ser incluído como polo fixo — ou, como já ocorreu com a Argentina, acabar reposicionado. A estratégia “customizada” dá liberdade à Nissan para recalibrar rapidamente seu mapa industrial, conforme o retorno financeiro de cada filial.

Publicidade

Troca de comando e fim de fusões frustradas

A reestruturação administrativa da Nissan já vinha dando sinais claros de que algo mais profundo estava por vir. Em 2023, a empresa passou por uma troca de CEO, além de reformular sua aliança histórica com a Renault, reduzindo a participação cruzada entre as companhias de 15% para 10%. A intenção foi conceder maior autonomia operacional a ambas, sobretudo em tempos de crise.

Outro episódio marcante foi a tentativa fracassada de fusão com a Honda, que poderia dar origem a um novo gigante automotivo japonês. As negociações, no entanto, foram encerradas sem sucesso no início de 2024. A gigante Foxconn, conhecida por montar os iPhones da Apple, também chegou a demonstrar interesse em adquirir parte da Nissan, mas o interesse não avançou.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

volkswagen golf r32 Volkswagen dá adeus ao motor VR6, um ícone da engenharia automotiva
Noticias

Volkswagen dá adeus ao motor VR6, um ícone da engenharia automotiva

25 de dezembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
influenciadores suspeitos rifas ilegais investigacao cp Veículos de Luxo Apreendidos em Operação Contra Influenciadores Totalizam R$ 4 Milhões
Noticias

Veículos de Luxo Apreendidos em Operação Contra Influenciadores Totalizam R$ 4 Milhões

20 de agosto de 2024 - Updated on 7 de setembro de 2024
Volvo B320R atuara no sistema ligeirtinho de curitiba 1 Volvo B320R: Curitiba aposta na renovação da frota com tecnologia e eficiência
Noticias

Volvo B320R: Curitiba aposta na renovação da frota com tecnologia e eficiência

29 de outubro de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.