MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Curiosidades

Por que pneus novos têm aqueles ‘pelinhos’? Descubra sua função e origem

Entenda a razão por trás dessas pequenas hastes de borracha e seu papel na fabricação dos pneus

Gerson Campos by Gerson Campos
19 de março de 2025
in Curiosidades
pneu pelinho 1 Por que pneus novos têm aqueles ‘pelinhos’? Descubra sua função e origem

Ao comprar pneus novos, um detalhe curioso pode chamar a atenção: pequenas hastes de borracha distribuídas por sua superfície. Muitos motoristas já notaram esses pequenos “pelinhos”, mas poucos sabem o real motivo da sua existência.

Apesar das suposições de que sejam resíduos da fabricação ou até mesmo um possível defeito, a verdade é que esses detalhes fazem parte do processo produtivo e possuem uma explicação técnica bastante interessante.

O que são os “pelinhos” do pneu novo?

Essas pequenas hastes de borracha são chamadas de respiros de ventilação, e fazem parte da etapa final de fabricação dos pneus. Sua presença é uma consequência do molde utilizado no processo de vulcanização, quando a borracha é curada sob altas temperaturas e pressões para adquirir resistência e durabilidade.

Publicidade

Antes dessa fase, o pneu é conhecido como “pneu verde”, um termo usado na indústria para designar um composto ainda não curado, sem a rigidez e aderência que ele terá quando finalizado. A partir desse ponto, ele entra na fase de vulcanização, onde é prensado contra um molde que dá forma definitiva à banda de rodagem e às laterais.

Por que os pneus novos possuem esses respiros de ventilação?

Dentro do molde, há câmaras internas que pressionam o pneu para garantir um encaixe perfeito e eliminar qualquer bolha de ar que possa comprometer a estrutura. Para que esse ar escape de maneira eficiente, o molde possui inúmeros microfuros, permitindo a ventilação adequada durante a prensagem da borracha.

Veja Também

Fiat 147: O Pioneiro do Etanol Completa 45 Anos

Honda S2000 rosa de Suki ganha versão em Lego: ícone de Velozes e Furiosos chega às prateleiras em junho

Existe uma velocidade ideal para economizar gasolina?

pneus 2 Por que pneus novos têm aqueles ‘pelinhos’? Descubra sua função e origem

Como resultado, pequenas quantidades de borracha podem ser forçadas para fora desses microfuros, formando os conhecidos “pelinhos” nos pneus novos. Eles não são defeitos e tampouco comprometem o desempenho do pneu – são apenas vestígios naturais do processo produtivo.

Publicidade

Os pelinhos afetam o desempenho dos pneus?

A resposta é não. Os respiros de ventilação não interferem na dirigibilidade, tração ou desgaste dos pneus. À medida que o carro roda e os pneus entram em contato com o solo, esses pequenos filamentos vão se desgastando naturalmente, desaparecendo com o tempo.

Eles são mais perceptíveis nas laterais dos pneus, onde não há contato direto com o asfalto, mas mesmo assim, não há qualquer impacto no funcionamento do veículo.

Se o motorista se incomodar com a estética dos “pelinhos”, é possível removê-los manualmente, cortando-os com uma tesoura ou raspando-os com cuidado. No entanto, essa prática é desnecessária e não influencia o desempenho do pneu.

Publicidade

Tecnologia e evolução na fabricação de pneus

Com o avanço das técnicas de produção, algumas fabricantes têm reduzido a presença desses respiros, redesenhando seus moldes para minimizar a necessidade desses microfuros. Algumas marcas premium já adotam métodos de ventilação interna mais eficientes, resultando em pneus com uma aparência mais limpa e uniforme desde o início.

Ainda assim, os “pelinhos” continuam sendo um elemento comum na maioria dos pneus novos e servem até como um indicativo de que o pneu nunca foi usado. Para quem busca um sinal visual de que está comprando um produto realmente novo, esses respiros são um detalhe interessante de se observar.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

video embacao 1 Diga Adeus aos Vidros Embaçados: Dicas Eficazes para Desembaçar o Vidro do Carro
Curiosidades

Diga Adeus aos Vidros Embaçados: Dicas Eficazes para Desembaçar o Vidro do Carro

30 de maio de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
Renault Kwid E tech F1 1 Bateria de Carro Elétrico Vicia? Entenda a Vida Útil e Como Evitar Perda de Autonomia
Curiosidades

Bateria de Carro Elétrico Vicia? Entenda a Vida Útil e Como Evitar Perda de Autonomia

7 de fevereiro de 2025
bugatti la voiture noire definitive capa Bugatti La Voiture Noire: O Carro Mais Caro do Mundo e Seu Luxo Incomparável
Curiosidades

Bugatti La Voiture Noire: O Carro Mais Caro do Mundo e Seu Luxo Incomparável

29 de maio de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.