Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Antigos

5 peruas inesquecíveis que conquistaram o Brasil nos anos 70, 80 e 90

Elas foram símbolo de status, aventura e praticidade — e hoje são lembradas com saudade por gerações inteiras.

by MIT DRIVE CLUB
2 de julho de 2025
in Antigos
peruas 5 peruas inesquecíveis que conquistaram o Brasil nos anos 70, 80 e 90

Muito antes da febre dos SUVs dominar o mercado e transformar o gosto do brasileiro por carros altos, robustos e urbanos, foram as peruas — ou station wagons — que sustentaram o dia a dia de famílias, empresas e até viajantes destemidos pelas estradas do país. Elas marcaram gerações, não só pelo espaço de sobra e pela versatilidade, mas por carregar histórias no porta-malas e conquistar motoristas pela resistência.

Entre os anos 70 e 90, elas eram sinônimo de carro para quem precisava de tudo: conforto, robustez, economia e espaço. Hoje, reviver a memória dessas peruas é entender uma parte essencial da identidade automotiva nacional.

Volkswagen Parati

Nasceu compacta, mas cresceu com alma de gigante. Derivada do Gol, a VW Parati chegou nos anos 80 com proposta clara: ser a perua das famílias modernas. Seu visual alinhado com a esportividade do irmão hatch e o desempenho honesto dos motores AP foram a fórmula do sucesso. Mas a Parati não se limitou ao papel familiar. Em versões como a Parati Surf, a GTI 16v e a lendária 1.8 MI, ela falava a língua dos jovens, dos surfistas, dos que queriam performance com espaço.

Veja Também

Chevrolet D20: O ícone que redefiniu o trabalho e a robustez nos anos 80

Ford Fiesta Personnalite 1.0 Hatch: O Guerreiro das Subidas com Desafios no sistema de Arrefecimento

Carros Antigos da Chevrolet que Marcaram Época

000 parati 5 peruas inesquecíveis que conquistaram o Brasil nos anos 70, 80 e 90

Era comum ver uma Parati descendo a serra carregada de pranchas ou tocando firme nas curvas de asfalto quente. Resistiu ao avanço dos SUVs até 2012, quando se despediu do mercado com dignidade. Hoje, é referência para quem busca uma perua com equilíbrio entre esportividade e praticidade.

Publicidade

Fiat Elba

Fruto direto do sucesso do Uno, a Fiat Elba surgiu como a extensão prática do compacto mais querido da marca italiana. Com linhas simples, mas com uma missão clara — transportar pessoas e cargas com economia e robustez, ela rapidamente ganhou espaço entre os motoristas urbanos e donos de pequenas frotas. Produzida com motores 1.3, 1.5 e 1.6, a Elba era aquela companheira discreta que fazia tudo. Carregava malas, entregava encomendas e ainda levava a família para o litoral sem reclamar.

elba 5 peruas inesquecíveis que conquistaram o Brasil nos anos 70, 80 e 90

Mesmo sem luxos, sua suspensão calibrada para o piso brasileiro e o custo de manutenção baixo tornaram-na um sucesso nos anos 80 e 90. Foi também uma das primeiras peruas compactas acessíveis do país, símbolo de uma era em que versatilidade era mais importante que status. Hoje, é lembrada com carinho por colecionadores e nostálgicos da simplicidade funcional.

Publicidade

Ford Belina

Herança direta do Corcel, a Belina marcou a trajetória da Ford no Brasil como uma das primeiras peruas médias de sucesso comercial. Com visual sóbrio, ela cativou o público que queria espaço interno sem abrir mão de um design limpo e harmonioso. O ápice veio nos anos 80, com a Belina II. A dianteira ganhou linhas mais retas, aproximando-se da estética europeia.

belina 5 peruas inesquecíveis que conquistaram o Brasil nos anos 70, 80 e 90

Mas o que realmente chamou a atenção foi a versão 4×4, herdando o conjunto mecânico da Pampa, tornando-se a única station nacional com tração nas quatro rodas. Nas versões GL e LDO, o acabamento mais refinado agradava quem buscava conforto acessível. E ela se tornava onipresente: estava na garagem do médico, no pátio da escola, no sítio e até nas rodovias de terra. Era o carro que entregava confiança com discrição.

Chevrolet Caravan

Baseada no Opala, a Caravan surgiu como a resposta da Chevrolet à demanda por peruas grandes, robustas e elegantes. Com motores seis cilindros de sobra e o requinte de um sedã executivo, ela era o carro das famílias que buscavam status e espaço em um só produto. Com bancos de veludo, volante largo, painel horizontalizado e um porta-malas generoso, a Caravan era símbolo de quem “chegou lá”.

chevy caravan

Foi também o carro de empresas, médicos e diretores, marcada pela imponência e pela força nas ultrapassagens. Mesmo décadas depois, é figura cativa em encontros de antigos, muitas vezes com visual impecável, reluzente e com aquele som grave inconfundível. A Caravan não é apenas um carro do passado — é um monumento da era de ouro da GM no Brasil.

Publicidade

Chevrolet Omega Suprema

Quando a GM decidiu encerrar a produção da Caravan, precisava de um sucessor à altura. E foi assim que, nos anos 90, nasceu a Omega Suprema — uma perua que até hoje é vista como o ápice do refinamento nacional em sua categoria. Com visual aerodinâmico e acabamento digno de sedãs europeus, o modelo elevou o padrão das station wagons. Equipamentos como painel digital, computador de bordo, ar digital e bancos elétricos eram itens que só os modelos importados ofereciam na época.

OmegaSupremaCabineDupla 5 peruas inesquecíveis que conquistaram o Brasil nos anos 70, 80 e 90
xr:d:DAFtsTXKtz8:6,j:2289356596803811898,t:23090617

As versões com motor 4.1 de seis cilindros ou o 2.2 a gasolina entregavam bom desempenho com conforto de sobra. Era o carro de quem queria mostrar que venceu — mas sem abrir mão da praticidade. Hoje, poucos carros nacionais ainda impressionam tanto quanto a Suprema, símbolo de um tempo em que o luxo nacional andava sobre quatro rodas — e com muito espaço.

ShareTweetPin

Veja Também

fiat uno 1.5 r
Antigos

Fiat Uno 1.5 R: o Pequeno Esportivo que Fez História no Brasil

25 de junho de 2025
fusca equipado 5 Fusca 1962 com cafeteira, ar-condicionado e 50 acessórios: o clássico brasileiro mais exclusivo já restaurado
Antigos

Fusca 1962 com cafeteira, ar-condicionado e 50 acessórios: o clássico brasileiro mais exclusivo já restaurado

1 de abril de 2025
passat pointer
Antigos

VW Passat GTS Pointer: O Legado de Um Esportivo Inesquecível

19 de abril de 2024 - Updated on 16 de junho de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.